sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Torniquete, usar ou não usar ?




Afinal torniquete é recomendado ou não? Ou melhor funciona ou não? Eis as perguntas que discutiremos hoje.

Primeiramente, o que é um torniquete?
Re.: É uma forma de conter hemorragias, apertando a parte do corpo logo acima do ferimento. (Não recomendado quando o ferimento for na cabeça, se não o torniquete deverá ser feito na parte do pescoço, aí já viu né!).
A maioria dos especialistas afirma que o torniquete não é recomendado em caso algum, já outros especialistas recomendam o torniquete em casos extremos, um exemplo é a NBR 14060 que fala sobre segurança ferroviária e está disponível em nossa página de downloads.
Eu, particularmente recomendo aplicar o torniquete em casos extremos. Por exemplo: você e seu amigo estão perdidos no meio de uma mata fechada e ele se corta em um de seus membros inferiores. O ferimento é grande e ele está perdendo muito sangue (hemorragia externa). Vocês não tem se quer um sinal de celular e nem um postinho de saúde, o recomendado à fazer seria um torniquete ou então a morte de seu colega.
Mas para se aplicar um torniquete primeiramente devemos saber a maneira correta. Na maioria das literaturas encontramos o seguinte procedimento:

* Antes de mais nada limpe o ferimento e estanque ele com um pano ou improvise algo, só se isso não funcionar vá para o torniquete;
* Utilize um barbante grosso ou algo parecido, não utilize materiais muito fino para não ocorrer a possibilidade de você amputar o membro de seu colega ou o seu se for o caso;
* Não aperte muito a amarra;
* Solte o torniquete de 15 em 15 minutos;
* Marque a quanto tempo o torniquete está no seu braço ou no de seu colega, estranho, como preferir;
* Procure imediatamente um centro médico.

Vejam um vídeo demonstrando como deve ser aplicado o torniquete, está em inglês mas dá para ter uma noção.

Fonte: http://www.tecnicosmt.com/2009/12/socorro.html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário